A 29ª edição da Festa da Linguiça de Maracaju começa nesta sexta-feira, dia 2 de maio, e vai até domingo, dia 4.
O evento tradicional no Estado de Mato Grosso do Sul será realizado no Rotary Club do município de Maracaju, localizado a 160 quilômetros da capital Campo Grande.
A Festa faz parte da Rota MS Gastronômica e terá várias atrações culturais organizadas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Este ano, a celebração contará com o show do cantor Henrique Souza na abertura, dia 2. No sábado, dia 3, será a vez da artista Vivi Ajala subir ao palco.
Para entreter a criançada, o grupo Batucando Histórias fará apresentações em todos os dias da programação.
No sábado, às 15h, e no domingo, às 14h, a festa contará com apresentação de dança da coreografia Blitz, com direção de Pamela Neitzke.
Além disso, no sábado e no domingo, as crianças vão poder se divertir em brinquedos infláveis.
Completando o circuito cultural, o evento terá exposição e comercialização do artesanato sul-mato-grossense com a Casa do Artesão itinerante.
Haverá também a Demonstração de Modelagem em Argila dos Bichos do Pantanal com o Mestre-Artesão Rodrigo Avalhães, nos dias 2, 3 e 4 de maio, das 16h às 20h, no estande de artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
A Festa da Linguiça de Maracaju foi criada em 1994 e nasceu de um projeto do Rotary Club que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade.
Com o passar dos anos, o evento foi se consolidando e ultrapassou as fronteiras regionais, atraindo turistas de várias partes do país e fora dele.
Logo, o conceito gastronômico se juntou a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões e artesanato, fazendo da festa um dos principais eventos turísticos do Mato Grosso do Sul.
O lucro obtido com a realização da festa é destinado a entidades assistenciais que prestam algum tipo de serviço para a sociedade.
Hospital, Apae, casas de amparo a idosos, crianças e adolescentes, banco de auxílio a cadeirantes são alguns dos segmentos assistidos com recursos arrecadados pelo evento.
Criado por famílias que vieram do triângulo mineiro, o preparo da Linguiça de Maracaju é 100% sul-mato-grossense e conserva os cortes nobres das carnes, deixando os demais para o preparo de outros pratos.
Anualmente, cerca de 30 mil pessoas prestigiam os três dias de festa.
São confeccionadas cerca de 20 toneladas de linguiça, consumidas no local e comercializadas in natura no município.
Sobre a Rota MS Gastronômica, o objetivo é potencializar a vocação natural de cada município, chamando a atenção para suas festas tradicionais.
A partir de um cadastro prévio, as festas entram para o calendário anual, com divulgação em todas as mídias governamentais e também por meio de parcerias privadas.
João Ramos / Jornal Midiamax