Com o avanço do projeto da Rota da Celulose, o Governo de Mato Grosso do Sul projeta uma transformação significativa na malha rodoviária do estado, com previsão de início dos impactos já em 2025.
O leilão para investimento da Rota esta marcado para quinta-feira (8) às 14h.
A concessão visa à recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias nas BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. A empresa que arrematar fica no comando por 30 anos.
De acordo com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a previsão é que os quatro primeiros anos do contrato concentrem o maior volume de obras.
“Assim que o contrato for assinado, a população já vai começar a perceber mudanças no primeiro ano, com ações de sinalização e organização das frentes de trabalho”, afirmou o governador.
O projeto abrange quase 900 quilômetros de rodovias sob concessão e prevê intervenções em larga escala: serão 250 quilômetros de duplicação, 250 quilômetros de terceiras faixas, 450 quilômetros de acostamentos, além de pontes, desvios e 40 quilômetros de contornos rodoviários.
Segundo Riedel, a modelagem do contrato é flexível e permite que a duplicação seja ampliada conforme o aumento do tráfego em determinados trechos, o que garante viabilidade econômica ao longo dos 30 anos de concessão.
Além da concessão, o Estado também aportará investimentos diretos com recursos financiados por instituições como o BNDES e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Ao todo, serão mais de R$ 3,5 bilhões em empréstimo para obras de restauração e manutenção de estradas.
“Estamos entrando numa nova era das nossas rodovias. Isso vai impactar toda a economia sul-mato-grossense, do setor florestal ao cidadão que usa as estradas no dia a dia. É um passo importante rumo à modernização do estado”, declarou Riedel.
O governador citou, por exemplo, a ligação entre Nioaque e Dois Irmãos do Buriti, além de investimentos na MS-320, em Três Lagoas, próximo a Inocência, e na MS-377.
A MS-316, entre Inocência e Chapadão do Sul, também será beneficiada com os impréstimos.
A Rota da Celulose é vista como estratégica para o futuro do estado, pois promete facilitar o escoamento da produção brasileira para portos do norte do Chile, encurtando distâncias e reduzindo custos logísticos.
Quatro grupos de concessionárias se interessaram em participar do leilão para a concessão das rodovias que compõem a Rota da Celulose.
A entrega de propostas ocorreu nesta segunda-feira, dia 5, e o certame está marcado para às 13h (horário de MS), na sede da B3 – a bolsa de valores do Brasil – em São Paulo.
De acordo com Riedel, as empresas se interessaram pelo investimento de cerca de R$ 10 bilhões após alterações serem realizadas no projeto.
Dentre as mudanças, está o prazo de investimento, que saltou de 3 para 5 anos iniciais.
“Essas mexidas aumentam um pouquinho a expectativa de retorno desses investidores, eles se sentiram mais seguros em participar nesse momento de um projeto dessa magnitude”, explica o governador.“Nos próximos dez anos, grande parte desses investimentos estará concluída. Aí sim vamos perceber uma nova realidade nas rodovias do Mato Grosso do Sul”, concluiu o governador.
Rafaela Moreira e Ana Karla Flores / Redação PP