A quarta-feira (2) começou gelada em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, ainda sob influência de uma massa de ar polar que mantém as temperaturas baixas e o tempo firme em todo o estado e calor deve voltar até o fim de semana.
Em municípios do sul, como Ponta Porã, os termômetros marcaram entre 6°C e 7°C nas primeiras horas do dia. Em Campo Grande, o amanhecer registrou 9°C com sensação térmica de 4°C.
Conforme o Climatempo, ao longo do dia, o sol predomina e ajuda a elevar as temperaturas, embora de forma tímida, especialmente no centro-sul e sudoeste do estado.
A máxima prevista para a capital nesta quarta-feira é de 23°C.
Ainda conforme o prognóstico, nas regiões ao norte, próximas aos estados de Mato Grosso e Goiás, os termômetros sobem um pouco mais, com tardes mais agradáveis.
Apesar do frio, não há previsão de chuva para o dia. O ar seco, característico dessa massa polar, impede a formação de instabilidades.
A única exceção é a presença de nuvens em áreas do oeste e extremo sul do estado, onde a nebulosidade será variável ao longo do dia — mas sem risco de precipitação.
Confira quais foram as 10 cidades que registraram as menores temperaturas:
A partir desta quinta-feira (3), o centro da massa de ar frio começa a se afastar do Brasil. Com isso, as temperaturas devem subir gradualmente.
A previsão para a quinta-feira (3) em Campo Grande é de mínima de 13°C e máxima ainda na casa dos 23°C. Na sexta-feira, a máxima já sobe para 24°C.
Durante o fim de semana, o calor volta a marcar presença. No sábado e domingo, os termômetros devem alcançar os 26°C na capital e em boa parte do estado, especialmente nas regiões norte e nordeste.
O tempo segue firme, sem previsão de chuva em todo o Mato Grosso do Sul.
Com a elevação das temperaturas e o predomínio do tempo seco, a umidade relativa do ar tende a cair nos próximos dias, especialmente entre sábado (5) e domingo (6), indica a previsão do Climatempo.
A orientação é para que a população redobre os cuidados com a hidratação, evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e mantenha ambientes arejados.
A semana termina com um cenário típico de inverno no Centro-Oeste: noites frias, tardes mais agradáveis, céu limpo e tempo firme.
Para os próximos dias, a previsão mantém-se sem grandes mudanças e sem chuva à vista.
Mariane Chianezi / Redação PP