Mato Grosso do Sul tem 2.451 bolsas de estudos disponíveis em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
As inscrições começaram nesta segunda-feira (30) e seguem até o dia 4 de julho.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), do total de bolsas de Mato Grosso do Sul, 1.014 são integrais (sem custo) e 1.437 parciais (metade da mensalidade).
Em todo o Brasil, serão ofertadas mais de 211 mil bolsas no processo seletivo, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
A consulta detalhada, por curso, turno, instituição e local de oferta, pode ser realizada pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As inscrições também devem ser feitas pelo mesmo site, de forma gratuita.
Quem pode se inscrever
Para se inscrever é necessário ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Para fins de classificação e eventual pré-seleção, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Já o limite da renda exigida para a obtenção da bolsaintegralé de até 1,5 salário mínimo de renda familiar bruta mensal per capita e para a bolsa parcial, de até três salários mínimos de renda familiar bruta mensal por pessoa da família.
Além disso, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.
No momento da inscrição, é preciso:
selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato.
O resultado da primeira chamada da seleção será divulgado em 7 de julho, na página do Prouni. A segunda chamada está prevista para 28 de julho.
Criado em 2004, o Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições ensino particulares do todo o país.
Glaucea Vaccari - www.correiodoestado.com.br