Nesta segunda-feira (30), último dia do mês de junho, o tempo segue com características típicas de inverno em Mato Grosso do Sul.
A semana começa com o céu mais nublado e umidade presente principalmente nas cidades do extremo sul do estado, ainda sob influência de uma frente fria que se desloca pelo oceano entre as regiões Sul e Sudeste do país.
O último dia do mês de junho amanheceu com neblina e frio em boa parte de Mato Grosso do Sul.
A segunda-feira (30), começou com céu nublado e umidade presente nas cidades do extremo sul, ainda sob influência de uma frente fria que se desloca pelo oceano entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Conforme o Climatempo, o sistema contribui para aumento de nebulosidade e mantém condições para chuvas leves e isoladas, também em forma de garoa.
Mas a previsão do tempo indica que o destaque da segunda-feira é a entrada de uma nova massa de ar polar, que já começa a derrubar as temperaturas em diversas regiões.
Logo nas primeiras horas do dia, cidades como Ponta Porã registraram mínima de apenas 8°C. O vento gelado permanece ao longo do dia e impede uma elevação significativa das temperaturas.
No extremo norte e em áreas do Leste e Nordeste do estado, o calor ainda resiste, com máximas previstas entre 25°C e 26°C.
Em Campo Grande, a segunda-feira começou com céu nublado e garoa.
O sol pode aparecer entre nuvens ao longo do dia, mas a máxima não deve ultrapassar os 19°C.
A capital não tem previsão de chuva, com exceção de uma garoa fraca durante a madrugada que já perdeu força.
O frio deve se manter nos próximos dias. Na terça-feira (1º), o mês de julho começa gelado na capital, com mínima de 11°C e máxima novamente limitada a 19°C.
Na quarta-feira (2), a temperatura sobe um pouco, podendo chegar aos 24°C. Ainda assim, o tempo permanece seco e com predomínio de sol a partir do meio da semana.
Apesar do tempo firme em praticamente todas as regiões do estado, os ventos ainda podem soprar com força nesta segunda-feira, especialmente nas áreas centrais e no oeste do estado, com rajadas entre 40 e 50 km/h.
A expectativa é de que julho deva começar sob o domínio do frio, com tardes amenas e manhãs geladas, especialmente em cidades como Sonora, que poderão registrar grande amplitude térmica nos próximos dias.
Mariane Chianezi / Redação PP