Mato Grosso do Sul registrou temperaturas negativas pelo segundo dia consecutivo.
Os termômetros alcançaram -0,7ºC em Amambai e -0,1 em Rio Brilhante.
Dezenas de municípios registraram geada e plantações amanheceram branquinhas com pedras de gelo em Sete Quedas, Iguatemi, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Ponta Porã, Dourados, Itaporã, Fatíma do Sul, Angélica, Rio Brilhante e Nova Andradina.
Avisos meteorológicos do Inmet. Mapa: Inmet
O dia amanheceu extremamente gelado em todas as regiões do Estado, com temperaturas próximas aos 0ºC, nesta quarta-feira (25), em Amambai, Rio Brilhante, Iguatemi e Santa Rita do Pardo.
Cachecol, luva, casaco, calça, touca e gorro fazem parte do look do sul-mato-grossense nesta semana.
Frente fria atingiu o Estado na segunda-feira (23) e deve permanecer até quarta-feira (25). Na quinta-feira (26), o tempo já começa a esquentar. Na sexta-feira (27), o calor volta com tudo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou avisos meteorológicos de frio e baixa umidade para Mato Grosso do Sul:
Alerta amarelo: Onda de Frio – perigo potencial: temperatura 5ºC abaixo da média por um período de dois até três dias
Alerta amarelo: Geada - perigo potencial: temperatura mínima pode chegar a 3°C e há risco leve de perda de plantações
Alerta amarelo: Baixa umidade – perigo potencial: umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS), vários municípios registraram geada e temperaturas de apenas um dígito e às 6h desta quarta-feira (25). (Confira):
Ocorrência de geada:
ONDA DE FRIO
Onda de frio é um evento climático caracterizado por uma queda significativa na temperatura do ar, que permanece abaixo de um determinado limiar por vários dias consecutivos.
Também é caracterizada pelo arrefecimento do ar, com rápida queda de temperatura em um período de 24 horas. Esse fenômeno pode causar geada, e em alguns locais, até neve.
Normalmente, está associada à irrupção de ar muito frio causada pelo deslocamento de uma massa de ar polar ou de alta latitude para latitudes mais baixas.
GEADA
Geada é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies, devido à queda de temperatura. Geralmente, plantações e grama amanhecem branquinhas com cristais de gelo.
A principal causa da formação de geada é a advecção de massa de ar polar. O fenômeno causa danos e reduz o potencial produtivo das lavouras de milho.
RECOMENDAÇÕES
De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:
Naiara Camargo - www.correiodoestado.com.br