noticias281 Riedel cita desafios, reúne secretários e define metas do 2º semestre em MS

18º
Maracaju-MS Tempo nublado
DENGUE 00
ESTADUAL

Riedel cita desafios, reúne secretários e define metas do 2º semestre em MS

Governador reuniu secretários e adjuntos para balanço das ações realizadas no Governo

Publicada em 04/06/2025 às 16:10h - Redação


Riedel cita desafios, reúne secretários e define metas do 2º semestre em MS
Reunião contou com secretariado de MS.  (Foto: Saul Schramm, Governo de MS)



O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), citou desafios enfrentados pelo Estado até o momento em 2025. Entre eles, a perda de arrecadação.

Em reunião com todo o secretariado, o gestor estadual definiu metas para o segundo semestre do ano.

“Cenário extremamente difícil do ponto de vista da arrecadação”, disse Riedel na terça-feira (3). Assim, lembrou que MS sempre teve uma ação importante da arrecadação de ICMS do gás, especificamente que vem da Bolívia, como fonte geradora de receita”.

Logo, pontuou que “essa perda tem sido constante desde o ano passado, por diversas razões”. Riedel destacou ainda que a perda “afeta a nossa receita”. Ademais, apontou que MS é “um dos estados que mais cresce no Brasil, mas a receita do gás era muito importante”.“Então, o nosso desafio aumenta ainda mais, que é continuar nessa entrega, continuar com o bom trabalho, diante de um cenário de restrição orçamentária”, defendeu o governador.

Metas 

“É sempre muito bom a gente colocar todo mundo do governo na mesma página, com os mesmos conceitos sendo aplicados”, disse sobre a reunião. Secretários e adjuntos das pastas apresentaram andamento das ações das pastas.

Entre eles, citaram o MS Ativo, em que 29 cidades já participaram até junho. A ação dá oportunidade para os prefeitos, vereadores e secretários apresentarem prioridades dos municípios.

Além disso, apresentar projetos de novas obras, para realização do Estado.

No segundo semestre de 2025, seguem os projetos de PPP (Parcerias Público-Privadas) na área de saúde e setor rodoviário (Rota da Celulose).

Outro que terá andamento, será o programa Rodar MS — novo modelo de manutenção de rodovias.

Expansão do setor da celulose, fortalecimento da agricultura familiar, capacitações do MS Qualifica e finalização de obras inacabadas também são metas.

Avaliação 

Na educação já foi universalizada a educação integral e profissional no Estado, ou seja, todas as cidades possuem oferta destes modelos.

Então, apontaram também a formação e qualificação de professores, a realização do EJA Mulheres Indígenas.

Houve ampliação na regionalização da saúde e integração entre turismo, cultura e esporte, com feiras, competições e eventos culturais. Para cultura a realização com sucesso dos festivais (Campão e América do Sul) e eventos artísticos.

Além disso, no esporte registraram as inscrições on-line do Bolsa-Atleta e competições que tiveram apoio do Estado.

Também houve transformação digital na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Assim, apontaram entregas de programas e campanhas da SEC (Secretaria Estadual de Cidadania) e Sead (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos).

A cidadania criou uma central de atendimento aos municípios (orientação técnica) e desenvolveu programas importantes como Caminhos da Cidadania e Laços da Cidadania.

Para segurança destacaram a aquisição de novos veículos, fortalecimento no combate ao crime e ações sociais e de cidadania. Além da realização de curso de inteligência na investigação criminal.

Por fim, na Semadesc houve apoio a projetos de bioeconomia e lançamento do edital da PSA (Pagamento de Serviços Ambientais).

Contratos 

Os contratos de gestão ativos também entraram na pauta. São 299 projetos, com 848 entregas previstas no Estado.

Assim, a execução é considerada positiva. “O objetivo é acelerar ainda mais o ritmo para o segundo semestre e assim cumprir mais de 90% das ações planejadas em todos os setores”, apresentou o Governo em nota.

Dânda Genelhú / Jornal Midiamax










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 211482 Usuários Online: 9
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br