Lote residual do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) vai injetar R$ 4.514.963,15 na economia de Mato Grosso do Sul, neste mês de abril de 2025.
Os 5.086 sul-mato-grossenses, que têm direito a receber o valor, podem consultar a partir das 9h de quarta-feira (23), neste site, o valor de restituição. O montante será pago em 30 de abril.
O pagamento é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por meio de chave PIX.
Lote residual é aquele em que o contribuinte caiu na malha fina da Receita Federal. A partir do sexto lote, chama-se de “residual”, pois é o lote que sobrou.
A Receita tem cinco lotes de restituição, e, as que não caíram dentro dos cinco lotes, caem no lote residual, ou seja, na Malha Fina.
COMO CONSULTAR?
Veja o passo a passo para consultar a restituição:
De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), a instituição disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A RFB assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte.
Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.
Para não haver prejuízo ao contribuinte, a RFB oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até 1 ano da primeira tentativa de crédito.
Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Naiara Camargo - www.correiodoestado.com.br