A edição de 2025 da Série B do Campeonato Estadual de Futebol foi definida em reunião arbitral realizada nesta quarta-feira (2), na sede da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
No novo ciclo, o torneio contará com seis clubes, um a mais do que no ano anterior, e seguirá o mesmo formato de 2024, com turno e returno, envolvendo todas as equipes.
O torneio terá início no último fim de semana de agosto, com previsão de término para novembro e contará com a participação dos seguintes clubes:
Entre as regras, a competição será disputada em pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando duas vezes, totalizando dez rodadas.
Ao final, os dois melhores colocados garantirão o acesso à primeira divisão de 2026, substituindo os rebaixados Coxim Atlético Clube e Aquidauanense Futebol Clube.
Durante o encontro, Estevão Petrallás, presidente da FFMS, enfatizou a importância do evento para o futebol estadual.
"Estamos saindo da mesmice e colocando em campo clubes tradicionais e novos projetos. Isso mostra que o futebol sul-mato-grossense está se renovando com seriedade e compromisso", afirmou.
Ele também anunciou que a competição poderá começar com um clássico ou rodada dupla em Campo Grande.
A competição também registrou a desistência do Novo Futebol Clube, de Sidrolândia, que alegou falta de recursos para montar a equipe e disputar a Série B.
O presidente do clube, Éder Cristaldo, comunicou oficialmente a desistência poucas horas antes do arbitral.
"[...] A Prefeitura de Sidrolândia vai nos ajudar, porém não agora. Somente a partir do final do segundo semestre", explicou Cristaldo, que afirmou que o Novo continuará com o projeto nas divisões de base.
Por fim, a 1ª rodada da segunda divisão estadual terá os seguintes confrontos, com data e hora ainda a serem definidas:
A FFMS divulga, na próxima semana, a tabela completa do torneio.
Gustavo Bonotto / Campo Grande News